O ESTILO HISTRIÔNICO/NEURÓTICO
A VIDA É UM PALCO.
Você certamente conhece alguém hisriônico. Sabe aquela pessoa que quer sempre ser o centro das atenções? Os histrionicos também são extremamente emotivos, sedutores, cuida de forma exagerada da aparência e sempre adotam atitudes dramaticas e impressionistas, afinal de contas, a vida é um palco e o histriônico é o grande ator principal. Eles costuma também ver intimidade onde não há! (acha que todo mundo é a fim dele (a) e todo mundo tem injeja)
No principio suas relações afetivas são frenéticas, fora de controlo e, depois de um tempinho, costumam terminar de maneira drástica, teatral, axagerada. O histriônico também costuma exigir atenção e aprovação durante 24 horas, é uma relação esgotante
pois eles(as) nunca estão afetivamente satisfeitos. O histriônico gosta de provocar, brincar de "gato e rato", adoram um joguinho e não tem pressa nem sexual, nem afetiva, pois seu lema é , num primeiro momento, chamar a atenção, e haja atenção! O discurso dos histriônicos vai sempre nessa tecla: "Parece que ele(a) não se importa comigo"... "Preciso que ele(a) seja mais carinhoso"... "Gostaria de ve-lo(a) mais interessado"... "Não me sinto suficientemente desejado"...
O histriônico também tem um discurso do tipo: "Não sou nada"
(quando não conseguem mais chamar a atenção). Tudo isso porque a segurança afetiva depende para eles, do quanto extasiado e cativado eles mantêm o seu par (obviamente ninguém aguenta muito tempo). As relações de longo prazo não aguentam todo esse excesso, então, começa a ladainha... "Você não se diverte mais comigo"..."Não me deseja mais"... "Perdi a graça"... Esse é o grando problema dos Histriônicos, querem conservar a fúria do inicio, a paixão avassaladora, a atenção axagerada da conquista inicial, e por tanta insegurança e obsessão, acabam vitimas do que exatamente mais temem e tentam evitar! O outro se cansa! Não aguentam...
A proposta afetiva do Histriônico gira em torno de: a sua vida deve girar ao meu redor, o amor é puro sentimento (emotivo e agressivo), o seu amor não me satisfaz.
A sua vida deve girar ao meu redor!
Para o Histriônico é inconcebivel seu par se divertir sem ele(a). O amor Histriônico, no ponto de vista dele(a), o verdadeiro amor implica em sentir-se incompleto ou desequilibrado quando seu parceiro(a) não esta por perto. Não existe sair com amigos(as). Isso é um absurdo para o amor neurótico/histriônico. Eu sou o centro de tudo! Eu sou insubstituível, afinal de contas EU SOU SEU AMOR....
Toda vez que você estiver em silêncio, pensando em algo, o histriônico vai perguntar: "No que você esta pensando?" "Por que não me conta?" "Nossa! que silêncio... fiz alguma coisa? Tá cheteado(a) comigo?"
Entendam, não se trata de ciúmes! O histriônico quer um prolongamento do seu ser, seu perceiro precisa ver com so olhos dele(a), sentir como ele(a) sente, tem que necessitar como ele(a) necessita. Afinal sou sua alma gêmea (mas ele(a) não se vê sua alma gêmea, lembres-se; ele(a) é o ator principal nessa trama.)
O histriônicos igualam o amor ao desejo. A paixão tem que ser eterna. Não entendem, e nem querem, entender que não existe paixão eterna. Não suportam um relacionamento que após a fase da paixão, seja aquele amor onde se estabeleceu o companheirismo, a lealdade, a cumplicidade, uma vida sexual sem o frenesi desesperado da paixão.
O amor é puro sentimento, portanto, me frustro fácil...
Mesmo sendo encantadores e irresistíveis no inicio, os histriônicos perdem o controle de suas amoções facilmente, sem medir ou pensar conseqências. São mestres das birras, uma vez que, não toleram frustrações. Eu sou muito especial! Você pode me perder!
O amor é para ser sentido e pensado, necessita de reflexões e até praticidade em alguns momentos, e isso, o histriônico não entende. O histriônico é mais por esse lado: Não prestam atenção no outro, quando se irritam (com muita frequência), despejam tudo sem pensar no que dizem, nem como dizem. Vivem no passado, atirando na cara fatos duvidosos. Não são capazes de analizar fatos, muito menos perceber sua cota de responsabilidade. Extremamente sensíveis e melindrosos (sempre vitima). Então eles irão se frustrar e o discurso será: "os outros não me entendem"... "porque as pessoas são tão insensivéis e difíceis?"
Então, o seu amor não me satisfaz...
Amar um histriônico é a síndrome do poço sem fundo. Não importa o que você faça, nunca é suficiente. O que guia a relação não é a alegria de estar juntos e partilhar momentos, e sim, você precisa me dar atenção extrema, eu preciso ser seu objeto de valor e desejo 24 horas.
Na realidade, não é que seu amor "não preencha", para o histriônico nenhum amor é suficiente, a idealização é taõ grande, que jamais chega no nível esperado, sempre tem algo faltanto, sempre tem um porém...
Para os histriônicos a necessidade de ser amado gira numa espiral ascendente, quase um transtorno de dependência; Cada vez que recebem atenção, confirmam que são especiais e maravilhosos. Portanto, quanto mais recebem, mais querem receber e mais o valor aumenta. Como consequência, se faltar a dose de atenção necessária, o histriônico irá "atuar em outros palcos", uma vez que sua vida gira em torno dos apalusos e desejos loucos. O melhor proponente afetivo será o que mais se derreter com os encantos exibicionistas, aqueles que adoram uma paixão desenfreada e pouco realista. Aqueles que, num primeiro momento, pouco se importam com consequências. O que vale é a dança do acasalamento. Aqueles que primeiro se atiram, e só quando estão em queda livre, irão perceber que se tratava de um precipicio. Infelizmente, para a maioria, é mais importante um coração acelerado e o arrebatamento em que predomine a sensação sobre todo o resto. O resultado é catastrófico!
Por que você se envolve numa relação Histriônica/ obsessiva?
As causas são muitas, depende do seu estilo emocional e de sua personalidade. Mas há três causas comuns: 1. Preciso de alguém que não complique minha vida"- A trivialidade dos Histriônicos, num primeiro momento parece ótimo; sedutores, brincalhões, cheios de amor e intensidade, pouco reflexivos... parece otimo! A norma é pensar pouco e sentir muito. Mas, depois... Toda vez que você quiser fazer algo e seu perceiro ficar a margem, algo vai mal. Será uma queda livre para uma vida inferal.2.Preciso de alguém mais extrovertido do que eu!- Se você acredita que alguém pode ser seu complemnto naquilo que você não tem, meu amigo(a), você terá problemas pela frente. Logo você perceberá que prefere sua pacata introversão do que a alucinante e cansativa demando do parceiro(a) histriônico. Será exaustivo e impossivel não se esgotar para acompanhar o fôlego obsessivo do seu parceiro. Os opostos se complementam é uma das maiores tolices que a humanidade pôde inventar! É uma péssima crença. 3. Preciso que me valorizem (autoestima pobre)- Se você precisa reafirmar sua autoestima através de paparicos e seduções, saiba que os histriônicos são muito bons num primeiro momento. Mas, a conta chega! E ele(a) vai deixar bem claro que só existe uma realeza! Só cabe um nesse palco! A sua altoestima logo, logo irá desbotar...Pois vocês estarão competindo por atenção. O histrônico vai esmagar você, pois é inconcebível você querer competir com ele(a). Lembre-se ele(a) não tolera se decepcionar, e logo, logo você estará abandonado no castelo dos sonhos, sozinho(a), se perguntando onde foi o erro ( o histriônico já vai estar em outros palcos)
Quem cai nas teias de um hisriônico? E como reconhecê-los.
Muito comum as pessoas que apresentam um pouco mais de ingenuidade/credulidade se jogarem nos braços dos histriônicos sem pestanejar.. Aqueles(as) cujo lema é: Quero acreditar que alguém me ama de verdade ( qualquer um, ou seja românticos carentes).
Se você tem pressa e acredita que bastam algumas palavras bem colocadas, uma roupinha bonita e um sorriso encantador para ter um bom relacionamento, você terá muitos problemas pela frente. Saiba que na conversa cabe tudo, pode-se dizer o que quizer´e não duvide, o histriônico representa esse papel com maestria.
Porém, o comportamento a médio e longo prazo desmascaram qualquer conversa fiada de sedução. Se você não consegue esperar por esse momento, saiba que você é um prato cheio para vários tipos de personalidades complicadas para se apaixonar.
Agora vamos pontuar alguma características dos histriônicos: São chamativos tanto na forma de se vestir, quanto namaneira de falar. São exagerados nos movimentos e nos gestos. São passionais em quase tudo que dizem e fazem. Sempre estarão atentos(as) para dizer o que você espera escutar e te adular exageradamente para chamar sua atenção só para eles. Não conhecem a discrição, querem ser o centro das atenções e dos olhares onde estão. São muito comuns frases como: "Esta noite é a mais feliz da minha vida", Nunca conheci alguém assim", "Sou uma pessoa de muita sorte". O problema não esta com o conteúdo das frases, mas na rapidez em que são ditas. O histriônico tem pressa de encantar para receber o quanto antes suas demandas emocionais; preciso que você me deseje, preciso que você só tenha olhos e aplausos para mim...
Enfim... pessoas com esse transtorno têm uma baixa tolerância à frustração. Ficam entediados facilmente e não lidam bem com a rotina, por isso, vivem procurando excitação. O sofrimento que mergulham ao não ser notados(as), faz com que o histriônico tenha um humor instável e reativo.
Quando você é histriônico. Algumas considerações
Se voê se pergunta: por que sou assim? Há muitas possibilidades na formação das personalidades, mas vamos colocar alguns pontos para reflexões. Talvez na sua criação tenham reforçado em você a conduta de chamar a atenção, ou até mesmo alguém próximo de você (pai, mãe, cuidadores) são ou eram histriônicos e você aprendeu o comportamento. As informações da sociedade que consideram a beleza, a sedução, e a fama como os principais valores importantes também acabam reforçando esse modelo. Também pode-se considerar se você sempre foi muito reativo e pouco reflexivo, acaba criando hábitos de reatividade (que podem e devem ser mudados). A pouca tolerância a frustrações também entra em jogo aqui (isso também foi aprendido e reforçado). Observe o quanto sua vida pode estar disfuncional com esses comportamentos e o quanto você gostaria de se aprofundar em autoconhecimento para lidar melhor e mudar algumas coisinhas...
( texto retirado das obras de w. Risso)






Nenhum comentário:
Postar um comentário